Pular para o conteúdo principal

É o CÃO!

 Um pistoleiro que aterrorizou toda uma região do país e com uma ficha corrida de pelo menos 50 ASSASSINATOS!
 Não, eu não estou falando do Lampião, estou falando de Diogo da Rocha, mais conhecido como Dioguinho, o personagem principal da HQ Cão.
 Diogo foi um pistoleiro que servia aos grandes barões de café no interior de São Paulo no século XIX, e cuja a historia de suas barbáries continuam vivas até hoje no imaginário popular.

 O autor deste quadrinho é Breno Ferreira, que publica uma série de tiras, desde 2012, no site Cabuloso Suco Gástricona. Na sua infância  Breno visitou uma caverna na divisa das cidades paulista de Santa Rita do Passa Quatro e Tambaú, onde os locais diziam ter sido um dos esconderijos de Dioguinho. 
 Essa experiencia ficou com Breno e despertou nele a curiosidade de saber mais sobre esse terrível personagem regional.
 E depois de 20 anos da visita ao esconderijo, e muita pesquisa chega as lojas Cão, a primeira história em quadrinhos longa produzida por Breno.

 A HQ traz algumas das histórias mais emblemáticas da "carreira" do assassino, mostrando desde a primeira morte, passando pela ascensão ao nível de lenda local, e o embate contra a força tarefa criada para por fim a Dioguinho.
 Através da uma magnifica arte em preto e branco Breno consegue trazer todo o espirito bárbaro e grotesco do assassino para as páginas do quadrinho.


 Resumindo, Cão é uma HQ com uma temática bem original e que com certeza vai te render bons momentos, toda a parte de arte, inclusive a capa são maravilhosas, de dar inveja a muita edição gringa. Uma das melhores leituras deste ano, MUITO RECOMENDADO!.
 Pra quem tiver o interesse de adquirir aqui vai o link na Amazon
 Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a