Pular para o conteúdo principal

O melhor BAR

 Como descrever um bom bar? Aquele buteco no qual você entra e não tem vontade de sair? Nem sempre é um lugar confortável, limpinho, mas tem aquela aura aconchegante e sempre, SEMPRE, vai ter aquela "figuraça" que anima o ambiente (até o ponto em que começa a encher o saco). A galera do Miolo Frito resolveu transportar toda essa temática butequística para um quadrinho, e sinceramente, ficou "de lamber os beiço".



 Pra você que ainda não conhece, O Miolo Frito é um coletivo de artistas, mas precisamente composto por Breno Ferreira, Benson Chin, Adriano Rampazzo e Thiago A.M.S. que trabalham com quadrinhos "fora da caixa", com uma pegada underground / podreira que lembra bastante grandes gênios dos quadrinhos nacionais, como Marcatti e Lourenço Mutarelli.
 Esse ultimo inclusive é o responsável pelo prefácio de BAR: "... Sempre me impressionou a vasta produção desses caras, o humor fora de "sync", os desenhos cada vez mais impactantes e cheios de personalidade. (...) O que eles fazem, é novo e velho, ou clássico, ao mesmo tempo."
 Com elogios desses, vindos de um artista do calibre do Mutarelli fica difícil não criar expectativas pra ler esse quadrinho.



 A história toda se passa em um típico bar do centro de São Paulo, com personagens bem malucos e carismáticos. Todos os artistas do coletivo participam da HQ, cada um no seu traço e narrativa particular, que as vezes se misturam, e todos estão integrados nessa temática de pequenos causos de "butiquim". 
 O traço e o humor são típicos de quadrinhos underground, um traço "desleixado", mas expressando muito as emoções e sentimentos dos personagens, que trazem um humor bem ácido e um pouco de loucura.
 O quadrinho tem inspiração em experiências dos autores nos bares e butecos de São Paulo, ponto de encontro para muitas reuniões do grupo, mas não é tão realista, ele explora muito o ficcional e as viagens de cada artista.



 Mesmo sendo lançado por uma editora, a Mino, o pessoal do Miolo Frito se preocupou em manter um ar de independente: toda a encadernação do álbum tem um tom mais rústico, a lombada nada mais é do que todas as páginas coladas, bem "crú" mesmo. O interior também mantem essa pegada, com a HQ toda em azul, sem cores.
 BAR é aquele quadrinho que mostra que a cena ainda vive, que existem ótimos artistas produzindo conteúdo, espalhados pelas esquinas e bares da vida, esperando uma chance de levar seu humor e diversão ao público, só precisando daquela chance, ou aquele empurrãozinho. 
Pra quem já conhece esse lado underground dos quadrinhos BAR é um boa pedida. Se você ainda não conhece também vale a pena conferir. 
 Vale deixar aqui a página do Miolo Frito, pra quem quiser dar uma espiada antes, e sentir um pouco de como é o trabalho dos caras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a