Pular para o conteúdo principal

O Amor Batendo Pesado

O amor talvez seja uma das grandes inspirações para a maioria das artes. Na musica, literatura, cinema são inúmeras obras tratando sobre esse sentimento tão familiar e ao mesmo tempo tão difícil de se explicar.
 A mídia dos quadrinhos também não foge desse tema, são inúmeras as histórias de amores proibidos, amores com finais tristes, felizes, as vezes até de forma melosa e piegas. Mas eis que surge Luciano Salles com sua originalidade, trazendo a tona esse sentimento numa abordagem nada convencional, em seu terceiro trabalho: L'amour: 12 oz, a minha indicação de hoje.


 Essa HQ foi o meu primeiro contato com a obra de Luciano Salles, que antes disso já havia publicado dois outros quadrinhos (Luzcia, dona de boteco e O Quarto Vivente).
 A primeira vista, o que salta aos olhos é seu traço diferenciado e original. Você bate o olho no desenho e é fácil definir que é uma obra do Luciano. Não é difícil encontrar quem, à primeira vista, ache o seu estilo "feio", pois ele se diferencia muito daquilo que estamos acostumados, e inconscientemente rejeitamos esse diferente. Porém, conforme você se acostuma e começa a observar e absorver os mínimos detalhes do desenho, é inevitável não se apaixonar.

 L'Amour: 12 oz é uma história de amor não convencional, na qual o autor, desafia o leitor. Esse é o tipo de história que te instiga a procurar pelos detalhes, muitas vezes voltando as páginas, relendo por uma, duas, três vezes. Pois você pegou o sentimento, mas sempre parece que tem algo mais.
 É nesse ponto que esse e os outros quadrinhos de Salles se destaca, a experiência de leitura foge, assim como o seu traço, de tudo ao que estamos habituados, e é essa sensação de te tirar da zona de conforto que transforma o trabalho dele em algo brilhante.

 Quanto ao roteiro do quadrinho, fica difícil revelar qualquer coisa, sem com que isso estrague a experiência da leitura. O que eu posso dizer é que: é uma história que usa a linha do tempo e a "linha" do amor e "costura" as duas em um enredo no qual você aos poucos se enrola, se enreda, de forma magistral e linda. Não esquecendo da "agulha" do boxe, que delimita os caminhos da história.
 A HQ foi indicada ao 27º HQMIX e ainda conta com as cores do queridíssimo Marcelo Maiollo e participações especiais de "pesos pesados" do quadrinho nacional: Rafael Albuquerque, Gustavo Duarte Marcelo Braga.
 Essa é a recomendação de hoje, uma experiencia diferente, pra quem é fã de um quadrinho experimental, e está interessado em se sentir desafiado pelo autor.
 Se você quiser conhecer mais do trabalho do Luciano Salles você pode dar uma olhadinha no blog dele, o Dimensão Limbo, lá ele fala sobre os trabalhos, as novidades e tem até uma lojinha com os quadrinhos, prints e originais. Mas infelizmente L'amour: 12 oz está esgotado, mas na loja da Editora Mino ainda restam algumas edições.

 Por hoje é isso, muito obrigado pela atenção. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semilunar: Quadrinhos e Musica

 Mais uma vez volto aqui pra falar da mistura quadrinhos e musica, mas é que quando essa combinação é bem feita fica difícil não recomendar.  Semilunar , do Camilo Solano , mistura estes dois universos de uma forma emocionante e particular.  Cheguei até essa HQ por indicação do Luciano Salles , que em alguma entrevista no youtube, indicou o trabalho do Camilo Solano.   Acabei adquirindo o quadrinho com o próprio autor na  Feira Miolo(s) , evento que rolou em São Paulo no inicio de novembro. Semilunar é o quadrinho mais recente dele, e havia acabado de ser lançado.  O Camilo foi super simpático, mesmo com uma fila considerável ele fez um autografo muito bacana no meu exemplar (você pode conferir logo abaixo).   Semilunar traz a história de Maria, uma garota que sofre de disfemia, também conhecida como gagueira, mas dribla o problema se comunicando através de poemas e canções. Além disso a protagonista tem o sonho de viver de música, um sonho que não é só seu, já que sua mã

A Beleza na Arte de Matar Zumbis

 Os zumbis já apareceram aqui no blog outras vezes, mas nunca na quantidade e de forma tão minuciosa como dessa vez. O quadrinho que da as caras por aqui é The Shaolin Cowboy  de Geof Darrow, que não economiza no número de mortos-vivos.  Você pode não ter ouvido falar o nome de Geof Darrow antes, mas é provável que já tenha cruzado com alguma coisa que ele já "aprontou" por aí. Geof já trabalhou com grandes artistas do universo dos quadrinhos, como Moebius e Frank Miller. Mas o trabalho dele de maior alcance com certeza foi a trilogia Matrix, na qual ele contribuiu com os designs conceituais pra todos os filmes.   The Shaolin Cowboy é um projeto autoral de Darrow , que assina o roteiro e os desenhos. A trama gira em torno de um monge gordinho especialista em artes marciais em um mundo completamente maluco e lotado  de zumbis.  As primeiras edições da história saíram de forma espaçadas pela editora norte-americana Burlyman  e não foram publicadas aqui no Bras

Um quadrinho obrigatório

 A indicação de hoje, como já disse no titulo, é uma leitura obrigatória. Se trata de Angola Janga de Marcelo D'Salete , lançada no final do ano passado. Um quadrinho que traz uma nova visão de um episódio importante, mas pouco abordado da história do Brasil: Palmares.  Acredito que todo mundo tenha uma noção do que foi Palmares, mas que a maioria tenha um conhecimento muito raso em relação à este fato histórico. Angola Janga (pequena Angola, na língua Banto Quimbundo) não é nenhum livro histórico, nem didático, mas traz luz à algumas questões, e principalmente, tenta trazer um visão diferente da que estamos acostumados: um olhar dos quilombolas, e como eles vivenciaram o episódio.  O livro é resultado de onze anos de trabalho de Marcelo D'Salete , que além de mestre em história da arte também é quadrinista. Durante o processo ele trabalhava em paralelo com outros quadrinhos, Noite Luz, Encruzilhada e Cumbe . O último, foi fruto direito da pesquisa sobre Palmares, e a